top of page

O Projeto e a cadeia de valor do turismo

Atualizado: 17 de nov. de 2022


A cadeia de valor do turismo na região da RDS do Rio Negro e da RDS da Puranga Conquista tornou-se uma atividade preponderante na região, sobretudo para aqueles que antes desenvolviam atividades tipificadas pela legislação ambiental como predatórias e ilegais, como a extração de madeira. Pertencentes ao Mosaico de Unidades de Conservação do Baixo Rio Negro, essas duas unidades de conservação desenvolvem atividades na área do turismo de base comunitária, recebendo visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo.

A relação com organizações não governamentais e com universidades possibilitou a criação de parcerias que promovem o aprendizado e a troca de conhecimento para o desenvolvimento do turismo na região. É importante destacar que as comunidades têm características distintas e utilizam essas especificidades na oferta de atrações turísticas. Em algumas, por exemplo, o principal atrativo é o artesanato, em outras, as trilhas, enquanto que em outras destaca-se uma organização mais avançada e completa que permite várias atividades em um mesmo empreendimento turístico incluindo também caminhada noturna e passeios de barco que permitem até uma interação com os botos, dentre outros atrativos naturais e culturais.

Esse contexto aponta para a consolidação e o desenvolvimento do turismo de base comunitária como uma cadeia de valor que protege o ecossistema e alavanca os moradores da região como protagonistas.




10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page