A cadeia de valor dos óleos de sementes tem muita força e importância na região do Médio Juruá, que envolve uma área de cerca de um milhão de hectares na Floresta Amazônica, incluindo territórios indígenas. A produção desses óleos garante trabalho e renda para um número significativo de pessoas que vivem na região e trabalham na floresta de forma sustentável. Além disso, é importante destacar que no início da constituição da cadeia produtiva dos óleos de sementes, no fim da década de 1990, o conhecimento produzido na universidade teve papel preponderante ao levar, por meio de financiamento do CNPQ, um projeto de geração de energia com a utilização dos óleos de sementes, foi a primeira iniciativa para a utilização desses óleos na região.
Depois de 20 anos com um trabalho que integrou moradores das comunidades ribeirinhas da região do Médio Juruá e profissionais da Universidade Federal do Amazonas, a cadeia produtiva dos óleos de sementes se desenvolveu na direção da indústria de cosméticos. Hoje, a Cooperativa Mista de Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária do Médio Juruá (CODAEMJ), que foi criada em 2003, está inserida na bioeconomia global, fornecendo óleos de sementes para importantes empresas do setor de cosméticos.
A CODAEMJ trabalha em parcerias com outras organizações da região como a Associação de Moradores Extrativistas da Reserva Uacari (AMARU). O projeto que desenvolvemos, por meio da elaboração de curta-metragens, demonstra os principais desafios e oportunidades da produção de óleos de sementes na região, bem como a complexidade de temas inseridos no processo, tais como governança, logística, relações de gênero, conhecimento tradicional, sustentabilidade, entre outros.
コメント